Penso que é fundamental para a incorporação do uso das mídias no ambiente escolar o trabalho em parceria.
Segundo MORAN (2007) todos os grupos e instituições, que evoluem e crescem, trazem consigo formas de integrar organização e criação, normas e liberdade, autoridade e confiança. As organizações que mais evoluem são as que reúnem pessoas abertas, que sabem gerenciar seus conflitos pessoais, que sabem comunicar-se e aprender. É justamente isso que está faltando no ambiente escolar, precisamos nos organizar para buscar tempos e espaços onde as trocas de experiências e as formações em serviço possam ocorrer de maneira mais produtiva e dinâmica.
A formação dos indivíduos para viverem na sociedade da informação precisa ser realizada para além da passagem de informações sobre o uso pedagógico da informática. Pois segundo Valente (2003, p. 3-4), no que se refere à formação de professores, a formação deve oferecer condições para que os educadores construam conhecimento sobre técnicas computacionais e entendam porque e como integrar o computador em sua pratica pedagógica. Com formação adequada, o conhecimentos pedagógico dos educadores aliado ao seu desenvolvimento técnico tende a propiciar,
por exemplo, o engajamento de estudantes no aprender a investigar e manipular
diretamente tecnologias padrão da Internet para produção de conteúdo digital de modo integrado ao desenvolvimento curricular no contexto escolar e fora dele. Estas ações
tendem a servir de base para a construção de um processo de educação continuada,
mesmo em locais onde os indivíduos vivam em situação sócio–econômica desfavorável,
mas tenham acesso aos computadores e às tecnologias de baixo custo fora do ambiente
escola (Franco e Lopes, 2005; Franco et al, 2006d).
Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento no contexto escolar apresenta-se como o novo desafio para a educação (para aqueles que se predispõem a lidar com a educação) e, ao mesmo tempo, é uma nova maneira de articular o aluno, o professor, a informação e o conhecimento.
Fontes:
http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/2cJorge.pdf
http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/as-midias-no-contexto-escolar.htm
Oliveira, Marlene de. Incorporando o uso de mídias no ambiente escolar. Secretaria de Educação a distância – SEED/MEC. Universidade Federeal do Rio Grande.
E você o que pensa a respeito disso? Como é sua realidade?
Penso como Valente...
ResponderExcluir"...a formação deve oferecer condições para que os educadores construam conhecimento sobre técnicas computacionais e entendam porque e como integrar o computador em sua pratica pedagógica."